Blog de culinária, receitas diversas, com referência às propriedades e benefícios dos alimentos. Além disso, menções a outros temas como viagens, passeios, curiosidades. Mais páginas falando sobre ARTESANATO, SHOWS, MUSICAS, etc.

STRAWBERRYNET CJ

terça-feira, 31 de maio de 2016

VASINHOS COM PLANTAS DECORADOS COM ESMALTES

Sabe aquele momento que você precisa de uma "relax"? e não pode gastar num programa especial? Então, eu chamo isso de "momento terapia". Melhor ainda, você recicla o que tem em casa e não quer mais usar, porque está vencido ou porque  você enjoou. Neste caso, eu procurei pelos esmaltes velhos e resolvi aproveitá-los e reciclar meus vasinhos com  plantinhas. Fiz algumas combinações de cores e todos ficaram decorados. Veja só...
VASINHOS DECORADOS COM ESMALTES

VASINHOS PINTADOS COM ESMALTES

VASINHOS DECORADOS COM ESMALTES

VASINHOS PINTADOS COM ESMALTES E PEDRINHAS

VASINHOS COM PEDRINHAS E PINTADOS COM ESMALTES


E aí..gostou da ideia? Use a sua imaginação !




sábado, 28 de maio de 2016

BOLO DE FUBÁ COM COCO E LARANJA

Fiz esse bolo especialmente para uma amiga, que descobriu depois dos 40 anos que tem intolerância a Lactose. Imagine, já com esta idade, ter de mudar os seus hábitos alimentares, é muito ruim mesmo. Como sei que ela adora bolo de fubá, quis agradá-la e o fiz. Substitui o leite pelo suco de laranja e ficou delicioso. Então vamos a receita.
bolo de fubá com coco e laranja
Bolo de fubá com coco e laranja
laranjas pera
Laranjas para suco
INGREDIENTES:
2 xícaras de fubá
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa (bem cheia) de margarina
3 ovos inteiros
2 xícaras de açúcar
4 laranjas
1 colher de sopa de fermento em pó
50 gramas de coco ralado seco

MODO DE FAZER:
Esprema 2 laranjas e faça o suco, depois descasque as outras 2 laranjas, retire as semente, a pele e a parte branca dos gomos e corte em cubos. No liquidificador coloque os cubos e o suco das laranjas, o açúcar,  os ovos, a margarina e bata por 1 minuto, depois acrescente as xícaras de fubá, a farinha de trigo, o coco ralado, o fermento em pó e bata por mais 1 minuto. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha de trigo, despeje a massa e coloque para assar por 40 minutos. Desenforme quando estiver ou frio.
Esse bolo não cresce muito, se preferir coloque em uma forma menor para ficar mais alto. Mas fica bem cremoso no fundo.

SABOREI !



Se gostou desta receita, compartilhe nas redes sociais.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

CHÁ DE CENOURA

CONTRA  A  ASMA !
Eu antes nunca tinha problemas respiratórios; até que um dia ganhei uma gatinha linda, toda branquinha com algumas manchinhas de cor cinza.. linda... linda. Eu cuidava bem dela, dava banho, ração especial e boa cama.Mas, ela só dormia na minha cama debaixo do meu braço. Ela ia chegando de mansinho e se aconchegava. Ela roncava tanto que eu ficava impressionada... mas não a tirava dali. Um belo dia, ela desapareceu, eu a procurei por toda a parte e nada. Ela havia morrido entre um monte de madeiras onde caiu ao subir. Fiquei muito triste... mas me conformei.
Depois de um certo tempo, fiquei gripada, tomei remédios caseiros e de farmácia e não melhorava. Então fui em uma AMA, lá uma médica de certa idade, muito boa, me examinou, pediu radiografia do tórax, das costa e constatou que eu havia contraído a "ASMA". Tomei inalação, mais remédios, ai melhorei. Agora não fico gripada com frequência não, mas quando vem a gripe novamente; me ataca a "ASMA" e ai eu sofro muito com aquele monte de gatos dentro peito por um mês aproximadamente, já pensou no sofrimento, com essa escassez de médicos e ambulatórios sem atendimento?
Então resolvi procurar outros chás na internet e encontrei este. É claro que não está aqui exatamente a receita do site, pois eu apenas busco a ideia. Posso garantir que este chá funciona mesmo, eu não acreditava "cenoura???", mas fiz, tomei à noite, fui dormir e acordei na manhã seguinte muito melhor, sem chiado ou gatos no peito.
O meu objetivo aqui não é vender remédio, é apenas passar esta experiência que está sendo útil para mim e poderá ser para você também. Se quiser, experimente e deixe seu comentário.

chá de cenoura contra a asma
 INGREDIENTES:
1 cenoura
200 ml de água
1 colher de sopa de mel

PREPARO
Lave, raspe e corte a cenoura como quiser (eu preferi em rodelas), Em panela ou caneca grande, coloque a cenoura e a água; deixe cozinhar até o caldo ficar viscoso. Apague o fogo, despeje numa xícara e adoce com a colher de mel e tome bem quentinho quantas vezes você quiser. 

Ahhh... as cenoura cozidas, você poderá aproveitar em outros pratos... até numa maionese, no arroz, etc.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

ARROZ INTEGRAL COM ESPINAFRE E TOMATE

Continuando a nos beneficiar desta verdura tão maravilhosa que é o espinafre, estou postando mais uma receita bem fácil e simples que você vai utilizar aqueles talos reservados na receita anterior, lembra?  Com arroz integral que é muito mais saudável do que o arroz agulhinha; pois contém fibras que facilitam mais a digestão. Então vamos lá !

ARROZ INTEGRAL COM TALOS DE ESPINAFRE E TOMATE
Arroz integral, talos de espinafre e tomate
INGREDIENTES:
3 xícaras de água
1 colher de óleo ou azeite
1 xícara de arroz integral
talos de espinafre picados
1 tomate
1 dente de alho amassado
sal a gosto
1 talo de salsinha

MODO DE FAZER:
Na panela elétrica ou comum, coloque o óleo, o alho amassado e deixe fritar, acrescente o arroz integral, o sal e  refogue um pouco. Coloque  2 xícaras de água; quando esta água secar, acrescente os talos de espinafre picados, o tomate picado e misture tudo na panela para encorporar bem.  Despeje mais 1 xícara de água para terminar o cozimento. Quando estiver pronto, coloque em um prato ou  travessa e decore com a salsinha.

BOM APETITE



terça-feira, 17 de maio de 2016

O PODEROSO ESPINAFRE !

ESPINAFRE FORTALECE OS MÚSCULOS !
ESPINAFRE FRESCO
Não foi à toa que o espinafre conquistou os desenhos animados como o responsável pela força do marinheiro Popeye. Essa hortaliça reúne nutrientes da mais alta qualidade. A começar pelo ácido fólico, essencial para o sistema nervoso. Estudos sugerem efeito protetor contra a doença de Alzheimer, que leva à perda da memória. Possui alto teor de potássio e baixo de sódio, o que auxilia no controle da pressão arterial; vitamina K, cálcio e fósforo, que concorrem para a saúde dos ossos; e luteína, um pigmento da família dos carotenoides benéfico à visão (protege contra catarata).

ESPINAFRE FRESCO LAVADO
 Combustível para os músculos
Uma equipe do Instituto Karolinska, na Suécia, mostrou que o espinafre aumenta a eficiência dos músculos. O consumo diário de um prato da hortaliça (300 g) diminuiu em 5% a quantidade de oxigênio necessária à atividade muscular durante o exercício físico. O vegetal é pródigo em nitrato, que  chega rápido às mitocôndrias, encarregadas de produzir energia nas células, fornecendo a matéria-prima para este trabalho. Os participantes receberam suplementos de nitrato em quantidade equivalente à de um prato de espinafre e pedalaram numa bicicleta ergométrica, informou a revista científica Cell Metabolism.

ESPINAFRE PRONTO PARA PREPARO
 Outros benefícios
A lista ainda inclui ferro, vitamina C, vitamina A e antioxidantes, que defendem a pele contra o envelhecimento e as células contra o câncer. O espinafre contribui a para prevenção e o controle de diabetes por causa das fibras, que auxiliam o metabolismo do açúcar. E pela presença do cromo, que potencializa os efeitos da insulina, melhorando a captação de glicose pelas células. Esse mineral também é útil para quem planeja emagrecer ou precisa abaixar o colesterol.
ESPINAFRE, DÁ UMA BELA SALADA

Como consumir
Consuma pelo menos 1 porção (meio prato de sobremesa) três vezes por semana. Para aumentar a absorção de minerais, é interessante ingeri-lo ao lado de outros alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas.
RECEITA DELICIOSA COM ESPINAFRE
" TORTILHA  DE  ESPINAFRE "
tortilha de espinafre com queijo
TORTILHA DE ESPINAFRE COM QUEIJO

INGREDIENTES: 
1 maço de espinafre
3 ovos
3 colheres de farinha de trigo
1 cebola picada
1 dente de alho
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
100 gamas de queijo prato ou muzzarela
Óleo para untar a panela

MODO DE FAZER:

Lave bem o espinafre, retira as folhas e os brotos e  fervente por 2 minutos em pouca água, apenas para murchá-lo, (reserve os talos a parte). Recorra a água e pique o espinafre bem miudinho numa tabua e reserve.
Pegue os ovos, separa as gemas e bata as claras em neve (coloque uma pitada de sal para não juntar água quando parar de bater), acrescente as gemas e continua batendo até obter uma gemada, coloque as 3 colheres de farinha de trigo, mais sal se precisar, a pimenta do reino (opcional); junte o espinafre já ficadinho, a cebola picada e o alho triturado. Utilize uma concha e encha dessa massa mole, peque uma fatia de queijo e dobre até ficar um quadradinho e coloque dentro  da concha, cobra com mais massa e despeje na panela já quente e untada com óleo, se precisar coloque mais um pouco de massa para ficar um disco perfeito e não muito fino. Quando dourar em baixo, vire cuidadosamente como auxílio de uma espumadeira para dourar do outro lado. Após, retire e passe para um prato e vá repedindo a operação até acabar toda a massa. (essa receita da para 3 tortilhas tamanho médio). 


TORTILHA DE ESPINAFRE COM MUZZARELA
TORTILHA DE ESPINAFRE COM QUEIJO


 BOM APETITE !

Fotos by X Meri

quinta-feira, 12 de maio de 2016

ANGÚ

O nome "angu" vem da palavra àgun do idioma africano fon da África Ocidental, onde a palavra se referia a uma papa de inhame sem tempero. A palavra também pode provir do ioruba a'ngu.  Vale observar, entretanto, que, a partir de 1498, os portugueses começaram a propagar o milho pela costa africana, começando na bacia do Congo. A palavra "angu" passou a ser usada no Brasil para papas feitas com farinha de mandioca ou de milho, as quais eram acompanhadas por miúdos de carne de vaca ou de porco. Com o tempo, a palavra "angu" passou a ser usada apenas para as papas feitas com fubá, enquanto as papas feitas de farinha de mandioca passaram a ser chamadas de pirão.

ANGÚ É UMA DELÍCIA !
ANGÚ MINEIRO
ANGÚ MINEIRO

Em Minas Gerais e Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como "angu mineiro".


Levado para a Europa pelos conquistadores da América, o milho acabou se incorporando a diversas culinárias da Europa, principalmente no norte da Itália, onde a polenta não pode faltar em nenhuma mesa. A imigração italiana trouxe, para o Brasil, a polenta, o fubá cozido na versão mais consistente do que o angu, que pode ser grelhado ou frito em pedaços.



ANGÚ FRITO
ANGÚ FRITO
RECEITA:
INGREDIENTE:
1 litro de água
6 a 8 colheres de fubá fino
1 colher de oleo
óleo suficiente para fritura ou utilize uma fritadeira elétrica sem óleo
sal  (opcional)

MODO DE FAZER:
Em uma panela coloque a água, a colher de óleo, as colheres de fubá e vai mexendo sem parar para não empelotar. Quando estiver borbulhando, tampe a panela, abaixo o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até formar uma casca na lateral e no fundo da panela. Despeje em uma vasilha e deixe esfriar.
Depois de frio e bem firme, corte em tiras, passe na farinha de trigo e frite em óleo quente ou em fritadeira sem óleo. Se preferir, depois de frito; salpique um pouco de sal.
Pode servir com frango ao molho, frango com quiabo, ou outro refogado.

BOM APETITE !!!





segunda-feira, 9 de maio de 2016

TORTA DE MACARRÃO

 EXPERIMENTE ESTA DELÍCIA!
TORTA DE MACARRÃO ESPAGUETE
Torta de Macarrão espaguete
INGREDIENTES:
1/2 kg de macarrão espaguete
4 ovos
1 tomate
1/2 cebola
salsinha, manjericão
sal a gosto
pimenta do reino a gosto (ou tempero baiano)
óleo ou azeite
MODO DE FAZER:
Cozinhe o macarrão em quantidade de água suficiente para cobri-lo e com um pouco de sal e um fio de óleo por 8 minutos. Em uma tigela, bata as claras em neve primeiro ( não precisa ficar em ponto de suspiro), depois acrescente as gemas e bata mais um pouco. Acrescente o sal, a pimenta do reno (ou tempero baiano). Unte  uma frigideira com óleo ou azeite e coloque em conchas os ovos batidos. Assim que que dourar por baixo, coloque um pouco de macarrão já escorrido e misturado com o tomate e a  cebola picados bem pequenos e o cheiro verde. Com a ajuda de uma espumadeira ou colher, dobre a metade do disco de ovos para que cobra o macarrão. Vire do outro lado na frigideira para dourar bem dos 2 lados. Decore com  manjericão.
TORTA DE MACARRÃO COM AGRIÃO
Torta de macarrão espaguete com agrião
Sirva somente a torta ou acompanhada com uma salada de agrião

BOM APETITE !!!





domingo, 8 de maio de 2016

" MÃE " AMOR ETERNO

EU  DEVIA TER TE AMADO MAIS...
EU DEVIA TER TE CURTIDO MAIS ....
EU DEVIA TER VOCÊ COMIGO MAIS.....
MAS... O DESTINO NÃO QUIS.....
HOJE, VOCÊ NÃO ESTÁ PRESENTE FISICAMENTE....MAS, JAMAIS MORRERÁ EM MINHAS LEMBRANÇAS E NO MEU CORAÇÃO !!!

quarta-feira, 4 de maio de 2016

OUTONO EM HOLANDA

O outono começa na Holanda no equinócio de setembro, ou seja, 

o outono começa dia 22 de setembro.

Temperatura no outono holandês




Em setembro a coisa ainda é gerenciável, finzinho de verão e tal, mas em outubro instala-se a lúgubre perspectiva de uma longa, molhada e nublada friaca.  A temperatura vai caindo, caindo... os gloriosos 20 graus do começo de setembro desaparecem rapidamente e ficam apenas na memória (e na esperança pro verão seguinte. Vinte graus aqui é luxo).

Tempo instável (querendo dizer, louco).

Dizem os gráficos e dados científicos super sérios que no verão holandês chove mais. Talvez. Eu sei que, enquanto no Brasil são as águas de março, aqui são as águas de fins de setembro que fecham o verão. As tempestades são nervosas e o tempo muda muito rapidamente.

As famosas folhas de outono

As folhas vão amarelando, amarelando (não muito avermelhando, entretanto), e caindo e se acumulando... é mais trabalho pros garis e donos de quintais, verdade, mas eu acho lindo. É uma das minhas coisas favoritas no outono.

FONTE:http://www.ducsamsterdam.net/outono-holanda/
CREDITOS: Fotos e textos para Ducs


domingo, 1 de maio de 2016

MOCOTÓ EM PEDAÇOS

            Existe polêmica sobre a origem do mocotó, a maioria acredita que é um prato nordestino, mas a história nos leva para o Rio Grande do Sul. Segundo alguns historiadores o mocotó surgiu nas charqueadas, nas estâncias e estalagens. Os escravos nas senzalas ficavam sempre com as sobras do gado, do porco e das aves. E vem daí a tradição de se comer miúdos e partes menos nobres como pescoço, rabo, gorduras, orelhas, etc. Isso no Brasil Colônia e em todas as capitanias.  Os escravos das estâncias gaúchas começaram a comer o mocotó, que é extraído da pata do boi e da vaca, porque viram que esse tipo de alimento dava sustância para eles trabalharem. E é verdade, segundo os nutricionistas o mocotó é rico em gordura, proteína e ferro. 
                O mocotó é feito com as patas do boi, – essa parte dos bois abatidos não eram aproveitadas. Com isso, as escravas usavam estes ingredientes para alimentar os filhos, mas a família toda comia. O fato relevante dessa receita é que depois que os escravos passaram a se alimentar de mocotó, diminuiu muito a morte de negros no trabalho. Naquela época, a lavoura era ainda mais exaustiva e tanto os escravos como os donos de engenho e fazendas, e também as crianças morriam cedo, por anemia e falta de proteína. A partir daí começou a divulgação do mocotó, na região das Missões, a morte prematura de crianças também foi reduzida drasticamente. Vendo que os bebês escravos e os negros da lavoura não ficavam mais doentes, as mulheres dos fazendeiros começaram a levar para casa as patas dos bois para fazer o mocotó. Isso tudo no final do século 17. Segundo os historiadores foi daí que se esparramou pelos pais chegando ao nordeste que acrescentou ao caldo a farinha de mandioca, tornando-se uma especialidade nordestina.

Fonte:http://www.folhadaestancia.com.br/site/?p=13862

DELICIOSO 
MOCOTÓ EM PEDAÇOS
BEM QUENTINHO
INGREDIENTES:
1,5 HG DE MOCOTÓ
1 CEBOLA
3 DENTES DE ALHO
1 TOMATE
2 COLHERES DE ÓLEO
1/2 COLHER DE CAFÉ DE PIMENTA CALABRESA,
1/2 COLHER DE CAFÉ DE  PIMENTA DO REINO
1 COLHER DE AÇAFRÃO
SAL A GOSTO
ÁGUA SUFICIENTE P/COZIMENTO
CHEIRO VERDE A GOSTO (CEBOLINHA, SALSINHA, MANJERICÃO)
MODO DE FAZER:
LAVE  MOCOTÓ, COLOQUE NA PANELA DE PRESSÃO; O ÓLEO, A CEBOLA PICADO, O ALHO PICADO E DEIXE DOURAR. JUNTE O MOCOTÓ E REFOGUE UM POUCO. ACRESCENTE ÁGUA TÉ COBRIR TODOS OS PEDAÇOS; COLOQUE O SAL E TAMPE AS PANELA. DEIXE COZINHAR POR 45 MINUTOS. ABRA A PANELA, ACRESCENTE O TOMATE PICADO, O AÇAFRÃO, AS PIMENTAS (CALABRESA E DO REINO). TAMPE NOVAMENTE A PANELA E DEIXE FERVER POR MAIS 10 MINUTOS. QUANDO ESTIVER BEM MACIO, APAGUE O FOGO E COLOQUE O CHEIRO VERDE.
PODE SERVIR COM FARINHA DE MANDIOCA, TORRADAS, FARINHA DE MILHO OU PURO. É UMA DELÍCIA
.
FAÇA, EXPERIMENTE E ME CONTE NOS COMENTÁRIOS.