Blog de culinária, receitas diversas, com referência às propriedades e benefícios dos alimentos. Além disso, menções a outros temas como viagens, passeios, curiosidades. Mais páginas falando sobre ARTESANATO, SHOWS, MUSICAS, etc.

STRAWBERRYNET CJ

terça-feira, 9 de maio de 2017

TAINHA FRITA

PEIXE....É TUDO DE BOM
TAINHA FRITA COM LIMÃO
TAINHA FRITA
INGREDIENTES
1 kg de tainha pequena (aproximadamente 9 tainhas)
2 limões médios
sal e pimenta do reino ( a gosto)
farinha de trigo para passar (o quanto baste)
óleo para fritar

MODO DE FAZER
Escame e limpe bem as tainhas; retire as guelras, os rabos e o interior das cabeças, escorra-as bem e esprema um limão sobre elas, tempere com sal e pimenta do reino e deixe o tempero agi por 10 minutos.
Peque uma frigideira média, coloque óleo suficiente para 3 tainhas e espere esquentar. Enquanto isso, coloque a farinha de trigo em uma travessa ou prato e vá passando as tainhas uma a uma de todos os lados e no interior do peixe. Quando o óleo já estiver quente, frite as tainhas de 3 em 3 até terminar. Cubra um prato ou travessa com papel absorvente, disponha o peixe frito e decore com fatias de limão.

TAINHA FRITA COM LIMÃO
TAINHA FRITA COM FARINHA DE TRIGO

Bon Apetit !

Gostou? compartilhe nas redes sociais.

Benefícios de Tainha

Os peixes possuem menos gordura que a maioria das carnes bovinas e suínas

  • É fundamental para a formação da pelecabelos e unhas, pois é riquíssimo em proteínas, aproveitadas quase integralmente pelo organismo;
  • Previne a osteoporose, pois tem boas quantidades de vitamina D e cálcio, que favorecem os ossos;
  • Combate a anemia, pois é uma ótima fonte de ferro e vitamina B12, que são nutrientes essenciais para a saúde das células do sangue.
A porcentagem de lipídeos (gorduras) da maioria dos peixes encontra-se entre 0,2 a 23,7%. Essa quantidade varia de acordo com a espécie, sexo, idade, tipo de alimentação, estação do ano (verão ou inverno) entre outros fatores. Apesar que eles podem ser classificados em:
Baixo teor de gordura: menor que 2%
Médio teor de gordura: de 2 a 5%
Alto teor de gordura: acima de 5%
Os peixes de carne mais clara como, por exemplo, bacalhau, badejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado, pescada; apresentam menor quantidade de lipídeo que os de carne escura como, por exemplo, atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão, tainha.

Consumo de peixe com ômega-3 ajuda a prevenir diabetes

Os peixes também são ricos em vitaminas, cálcio, ferro e selênio. São fontes de cálcio e vitamina D, ajudando na saúde óssea e prevenindo a osteoporose.Eles contêm vitaminas do complexo B que favorecem o sistema nervoso e auxilia no crescimento e bom estado da pele, unhas e visão. Para ter todos esses benefícios, não precisa ter um hábito de consumo muito elevado: basta uma porção de 100 g, o equivalente a um filé pequeno, duas vezes por semana.
FONTE: https://remediodaterra.com/beneficios-do-peixe-para-saude/
FOTOS E RECEITA: By Conceição.
alimentos, receitas, doces, salgadas, pães, bolos, macarrão, verduras, viagens, passeios, lugares, fotos, musicas, shows, artesanatos, saúde, artistas, cultura, curiosidades, artes.

Um comentário:

  1. Amo peixes, principalmente os parecidos com a sardinha. Muito boa receita. Parabéns.

    ResponderExcluir

SUGESTÕES, CRÍTICAS E OPINIÕES.