Blog de culinária, receitas diversas, com referência às propriedades e benefícios dos alimentos. Além disso, menções a outros temas como viagens, passeios, curiosidades. Mais páginas falando sobre ARTESANATO, SHOWS, MUSICAS, etc.

STRAWBERRYNET CJ

sábado, 15 de abril de 2017

MUKEKA DE PESCADA COM LEITE DE COCO

MUKEKA RÁPIDA E SABOROSA

PESCADA COM LEITE DE COCO
MUKEKA DE PESCADA
INGREDIENTES
1 kg de pescada branca média
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
1 tomate grande
1 cebola grande
10 vagens
2 dentes de alho
6 rodelas de pimenta dedo de moça em conserva
1 vidro de leite de coco de 200 ml
1 colher de óleo
tempero baiano a gosto
sal a gosto
coentro e cebolinha a gosto
MOQUECA DE PESCADA BRANCA
MOQUECA COM LEITE DE COCO

MODO DE FAZER

Em uma bacia com água escame, corte as guelras e as cabeças, abra, limpe bem e divida em 2 pedaços (postas) as pescadas e reserve. Em outro recipiente, corte os pimentões em fatias grossas, as cebolas em rodelas médias, as vagens em 3 pedaços cada, os tomates em rodelas médias e reserve também.
Pegue uma panela de barro ou de ferro, coloque a colher de óleo, disponha as postas de pescada ordenadamente, cubra com as rodelas dos pimentões, cebola, vagem; acrescente os 2 dentes de alho amassados. Salpique o tempero baiano, o sal e despeje o leite de coco. Deixe cozinhar por 20 minutos sem mexer. Após esse tempo, apague o fogo e distribua o coentro e a cebolinha por cima.
OBS.: Quando feita neste tipo de panela, ela continua borbulhando por uns 5 minutos depois do fogo apagado.

CONSUMINDO MELHOR O NOSSO PEIXE

Será que os brasileiros sabem preparar o peixe de forma saudável? A nutricionista da equipe de Cirurgia Bariátrica do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no RJ, Fernanda Mattos, garante que não. Ela explica que abusamos das frituras na hora do preparo. “Hoje, as pessoas não têm tempo de fi car na cozinha, é tudo corrido e a alimentação sempre acaba fi cando para segundo plano. Mas é possível preparar um peixe saudável no mesmo tempo em que se leva para fritá-lo”, garante.

O Brasil é hoje o 27º produtor mundial de pescados, fi cando atrás de Chile, Peru e Argentina. Embora o nosso país possua uma vasta costa litorânea, estendendo-se por mais de 8 mil quilômetros, e aproximadamente 12% de toda a reserva de água-doce do mundo, a média de consumo de peixe é considerada baixa, cerca de 7 kg por pessoa anualmente. Também há diferenças nas estatísticas entre as regiões do País. Na região Norte, por exemplo, consome-se mais de 30 kg por pessoa no mesmo período, isso porque as regiões litorâneas contam com a praticidade do acesso facilitado do alimento.

O consumo ideal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de 16 kg por indivíduo/ano. Em alguns Estados não banhados pelo mar, como Minas Gerais, o consumo é ainda menor: 2,5 kg por pessoa. Uma boa frequência para o consumo de peixe fi ca em torno de três vezes por semana, podendo ser consumido mais vezes sem problemas.

FONTE: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/
FOTOS E RECEITA: By Conceição

alimentos, receitas, doces, salgadas, pães, bolos, macarrão, verduras, viagens, passeios, lugares, fotos, musicas, shows, artesanatos, saúde, artistas, cultura, curiosidades, artes.

Um comentário:

SUGESTÕES, CRÍTICAS E OPINIÕES.