Blog de culinária, receitas diversas, com referência às propriedades e benefícios dos alimentos. Além disso, menções a outros temas como viagens, passeios, curiosidades. Mais páginas falando sobre ARTESANATO, SHOWS, MUSICAS, etc.

STRAWBERRYNET CJ

sexta-feira, 21 de abril de 2017

SARAPATEL COM LEGUMES

       UMA BOA PEDIDA PARA O FRIOZINHO QUE JÁ CHEGOU
SARAPATEL COM LEGUMES

INGREDIENTES
1 kg de sarapatel (já cortadinho no açougue)
3 litros de água
1 tomate grande maduro
3 batatas grandes descascadas
1 pimentão verde pequeno
1 cebola grande picada
2 dentes de alho amassados
5 vagens cortadas em pedaços grandes
1 cenoura grande cortada em cubos grandes
1 colher de óleo
cheiro verde (coentro, cebolinha, salsinha) a gosto
sal a gosto
tempero baiano a gosto
3 colheres de shoyo (opcional)
SARAPATEL COM  E LEGUMES E CALDO


MODO DE FAZER
Lave bem o SARAPATEL já cortadinho e leve para escaldar em 1,5 de água até a água ferver (este processo é para sair o cheiro forte), mexa , escorra a água e reserve. Em uma panela de pressão coloque o óleo, o alho, a cebola e espere dourar; acrescente o SARAPATEL reservado, adicione o sal, misture bem, despeje o 1,5 de água restante, tampe a panela e deixe cozinhar por 20 minutos. Após esse tempo, retire a pressão da panela, volte para o fogo e junte, as batatas cortadas em 8 partes, a cenoura em cubos, o pimentão, as vagens, o tempero baiano e o shoyo (opcional); coloque a tampa novamente e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Apague o fogo, espere a pressão acabar, destampe a panela e transfira o SARAPATEL pronto para outro recipiente; salpique o cheiro verde por cima e sirva bem quente. Sirva com arroz branco ou ...

SIRVA COM UMA POLENTA

SARAPATEL COM POLENTA

SIRVA COM FARINHA DE MANDIOCA
SARAPATEL COM POLENTA E FARINHA 

Bon Apetit !

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.

História do Sarapatel

sarapatel é um prato típico muito popular na região nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco e Ceará.
Do porco, é possível aproveitar várias partes tais como, lombo, costela, pernil, pé, barriga, joelho, filé, pá, dentre outras. O presunto, por exemplo, é feito com o pernil do animal. Além disso, com o sangue, as tripas e o fígado, em Portugal pode-se fazer uma receita chamada de Sarrabulho, trazida da Índia pelos português com adaptações, (na época, haviam colônias portuguesas na Índia). No prato asiático ocorre o acréscimo de temperos e não de sangue.
Com a colonização do Brasil, os portugueses trouxeram o curral, a horta e o quintal, assim como plantas diversas, como os coqueiros, limão, laranja, cidra, arroz, salsa, espinafre e também animais como o porco, o ganso, o pato, dentre outros.
porco rosa, chegou ao país já domesticado. Sendo um animal muito mais atraente do que os outros por ter sua carne macia, gorda e nova. Além disso, ele produzia mais filhotes do que a maioria dos outros animais, sendo uma vantagem econômica e eficaz para a criação deles. Por isso, o cardápio do português era formado por carne de porco e seus derivados. Para muitos, o porco era uma comida proibida, de acordo com a religião, para outros um animal puro que trazia ao povo um momento de confraternização, visto que, quando uma pessoa fazia receitas com ele, em Portugal, era costume convidar seus amigos. A receita de sarapatel chegou ao Brasil através dos portugueses.

Trocando em miúdos
Se os franceses e até o maior gênio da cozinha atual, o catalão Ferran Adrià, servem os miúdos, por que ainda resistimos a ingredientes tão gostosos, nutritivos e baratos? Veja onde comê-los e aprenda uma receita feita com baço bovino


FONTES: http://comidas-tipicas.info/comidas-do-nordeste/sarapatel.html
                  http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0603200822.htm
FOTOS E RECEITA: By Conceição

Um comentário:

  1. QUE COISA BOA, EU ADORO COM ANGU, COM FARINHA, E COM ARROZ. É TD DE BOM. PARABÉNS!

    ResponderExcluir

SUGESTÕES, CRÍTICAS E OPINIÕES.