Blog de culinária, receitas diversas, com referência às propriedades e benefícios dos alimentos. Além disso, menções a outros temas como viagens, passeios, curiosidades. Mais páginas falando sobre ARTESANATO, SHOWS, MUSICAS, etc.

STRAWBERRYNET CJ

sábado, 17 de junho de 2017

GALINHA AO MOLHO

Compre a galinha já picada em açougues e peças os pedaços que mais gosta. Utilizando o amaciante de carne, a galinha cozinhará mais rápido e você economiza muito tempo. De preferência, tempere a galinha de véspera. A cenoura ajudará encorpar o caldo, ficando um molho mais espesso.
GALINHA COM MOLHO CAPRICHADO
GALINHA AO MOLHO


INGREDIENTES
1 Kg de galinha picada
1 cebola média picada
2 dentes de alho
1 cenoura média
sal a gosto
tempero baiano ou completo a gosto
3 colheres de vinagre
1 colher de chá de amaciante de carne
1 colher de chá de açafrão
2 colheres de café de  orégano
noz moscada ralada (+ou- 1/2 colher de café)
1 colher de óleo
1 colher de sopa rasa de açúcar

MODO DE FAZER
Lave bem a galinha, deixe escorrer bem toda a água; coloque em uma tigela e tempere com a cebola, o alho, o sal, o tempero baiano ou tempero completo, com as 3 colheres de vinagre. Acrescente o amaciante de carne, o orégano, a noz moscada, misture tudo muito, tampe a tigela e guarde na geladeira pelo tempo que quiser, mas o suficiente para pegar bem os temperos.
Pegue uma panela de pressão, coloque no fogo, junte 1 colher de óleo e 1 colher de açúcar, espere caramelar e coloque toda a galinha temperada sem o caldo formado na tigela. Misture bem e vá virando para dourar tudo por igual. Após esse tempo, coloque aproximadamente 1/2 litro de água (de preferência quente), coloque a colher de açafrão, a cenoura cortada em rodelas um pouco grossas,  tampe a panela de deixe cozinhar por 25 minutos. Depois desse tempo, apague o fogo, verifique se a galinha está macia e se precisar de mais caldo, junte mais 1 copo (200 ml) de água e deixe ferver por mais 5 minutos.

                          SIRVA COM ARROZ BRANCO E UMA BOA POLENTA.

GALINHA SUPER TEMPERADA
GALINHA CAPRICHADA

Bon Apetit !
Gostou? Então compartilhe nas redes sociais.
Galinha caipira 
No ramo alimentício, a carne de galinha caipira, por possuir melhor consistência, é tida como ideal para o consumo principalmente no preparo de diversos pratos podendo, em alguns casos, substituir carnes exóticas.
No que diz respeito ao ramo alimentício, a carne de galinha caipira, por possuir melhor consistência, é considerada como ideal para o preparo de diversos pratos podendo, até mesmo em alguns casos, substituir carnes exóticas como a de faisão, por exemplo. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados desde a escolha da ave, se comprada ainda viva, até o preparo do prato, para não colocar em perigo a saúde dos consumidores.

O frango caipira pode ser feito grelhado, frito ou assado. É perfeitamente possível grelhar frangos caipiras, no entanto não se deve utilizar para isto aves mais velhas, pois são menos tenras. O tempo de preparo, por sua vez, depende do tamanho da ave e caberá ao cozinheiro identificar o momento ideal para retirá-lo do fogo e servi-lo aos convidados.

Para se ter uma ideia, um frango caipira de 1 kg, por exemplo, fica pronto entre 30 a 40 minutos. Para as aves mais velhas, são recomendados os pratos refogados, porque aproveita-se o calor seco para dourar e amolecer a carne. Dependendo do tamanho e da idade da ave, o cozimento pode ocorrer entre 2 e 4 horas (pode ser reduzido caso use panela de pressão).

FONTE:https://www.cpt.com.br/cursos-avicultura/artigos/galinha-caipira
FOTOS E RECEITA: By Conceição.

alimentos, receitas, doces, salgadas, pães, bolos, macarrão, verduras, viagens, passeios, lugares, fotos, musicas, shows, artesanatos, saúde, artistas, cultura, curiosidades, artes.

Um comentário:

  1. Adoro carne de galinha. Ela é mais tenra, mais firme e muito mais saborosa. Parabéns pelas dicas e pela receita.

    ResponderExcluir

SUGESTÕES, CRÍTICAS E OPINIÕES.