Blog de culinária, receitas diversas, com referência às propriedades e benefícios dos alimentos. Além disso, menções a outros temas como viagens, passeios, curiosidades. Mais páginas falando sobre ARTESANATO, SHOWS, MUSICAS, etc.

STRAWBERRYNET CJ

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

IOGURTE NATURAL CASEIRO


IOGURTE NATURAL CASEIRO
iogurte natural caseiro
Iogurte natural caseiro


INGREDIENTES
2 litros de leite
1 copo de iogurte natural
Toalhas, panos de prato e saco de plástico médio

MODO DE FAZER
Coloque os 2 litros de leite em uma panela e leve ao fogo até levantar fervura. Apague o fogo e espere esfriar um pouco, até chegar a 45°. Você não tiver um termômetro, pode fazer o teste da temperatura ideal assim: coloque o dedo indicador (já higienizado) dentro do leite; quando aguentar ficar la dentro por uns 5 segundos, está na temperatura ideal para colocar o copo de iogurte natural.

Coloque a metade do leite quente e o copo de iogurte no liquidificador e bata por 2 minutos, depois despeje tudo em um recipiente e adicione o restante do leite, misture bem.

Iogurte natural feito em casa
iogurte caseiro





Tampe este recipiente. embrulhe-o com os panos de prato, tolhas e coloque dentro do saco plástico. Guardo no forno desligado de um dia para o outro.
Eu faço sempre este iogurte quando utilizo o forno passar algo antes. Assim, proveito bem o calor dele e isso ajuda mais ainda a fermentação.
YOGURTE CASEIRO
Iogurte natural caseiro


















No dia seguinte, retire do forno e leve para a geladeira e estará pronto para comer.
YOGURTE NATURAL
IOGURTE CASEIRO
Retire um copo deste iogurte e guarde para fazer outras vez.
IOGURTE NATURAL CASEIRO
iogurte caseiro
Tampe o copo com papel alumínio e guarde no frizzer. Quando for utilizá-lo e só retirar umas 2 horas antes do uso.

IOGURTE NATURAL
 pronto para comer

Come sem culpa; puro, com geleia de frutas e/ou adoçado. Eu prefiro puríssimo.

Bon Apetit !

OBS: NA PRÓXIMA POSTAGEM,..Tchan..tchan... Iogurte Grego.

BENEFÍCIOS COMPROVADOS DO LEITE

Bom para os ossos e dentes: O leite e seus derivados são muito importantes para a formação dos ossos e dentes na infância e adolescência e para a manutenção de ambos durante a vida adulta. Isto ocorre principalmente porque a bebida é rica em cálcio, nutriente essencial para a saúde dos ossos e dentes. Além disso, o alimento conta com a vitamina A, necessária para o crescimento e desenvolvimento dos ossos. A vitamina D também está presente no leite e ajuda a aumentar a absorção de cálcio pelo intestino, colabora na fixação deste mineral e do ferro nos ossos e nos dentes e ainda ajuda a impedir a perda da massa óssea.

Previne osteoporose: A osteoporose ocorre quando o corpo deixa de formar material ósseo novo suficiente, ou quando muito material dos ossos antigos é reabsorvido pelo corpo - em alguns casos, pode ocorrer as duas coisas. Se os ossos não estão se renovando como deveriam, ficam cada vez mais fracos e finos, sujeitos a fraturas. O leite ajuda a prevenir esta doença por conter boas quantidades de cálcio e também por ter vitamina D. Isto porque a produção e manutenção de ossos e tecidos ósseos pode ser afetada quando não há cálcio suficiente para produzir o esqueleto e suprir toda a demanda do mineral do resto do corpo. Já a vitamina D é importante porque contribui para que o corpo absorva o cálcio. Assim, a ingestão insuficiente de cálcio ou a má absorção desse mineral pode ser uma das causas da osteoporose.
Ajuda a emagrecer: Um estudo feito na Universidade da Califórnia, Estados Unidos, e publicado no Journal of The American College of Nutrition observou que pessoas que consomem mais leite tem menor risco de desenvolver obesidade.
Os pesquisadores sugerem que o alto teor de cálcio presente no leite ajuda na perda de peso. Isto porque, segundo os autores, na falta de cálcio, há uma maior tendência para que as células reduzam a queima de seus estoques de gordura.
Outro mecanismo da ação do cálcio é baseado no fato deste nutriente ter o potencial de se ligar a molécula de gordura e, com isso, impedir sua absorção pelas células. É importante ressaltar que pessoas que buscam o emagrecimento devem optar pelas versões semi-desnatada ou desnatada.
Proporciona bem-estar: O leite conta com triptofano. Trata-se de um aminoácido que proporciona a sensação de calma e bem-estar. A substância relaxa os músculos e induz ao sono, por isso, tomar um copo de leite antes de dormir é uma ótima ideia.
Previne diabetes tipo 2: Estudos apontam que a redução do cálcio e da vitamina D no sangue aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Por isso, o consumo do leite, que é fonte de cálcio, e ainda possui vitamina D, é uma boa forma de prevenir esta doença.
FONTE:http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobreleite-benefícios
FOTOS E RECEITA: by Conceição

Gostou dessa delícia e saúde? Então compartilhe nas redes sociais

alimentos, receitas, doces, salgadas, pães, bolos, macarrão, verduras, viagens, passeios, lugares, fotos, musicas, shows, artesanatos, saúde, artistas, cultura, curiosidades, artes.

Um comentário:

  1. Muito bom eu fiz e sensacional, experimente vc tbem. O Blog está de parabéns!

    ResponderExcluir

SUGESTÕES, CRÍTICAS E OPINIÕES.