Blog de culinária, receitas diversas, com referência às propriedades e benefícios dos alimentos. Além disso, menções a outros temas como viagens, passeios, curiosidades. Mais páginas falando sobre ARTESANATO, SHOWS, MUSICAS, etc.

STRAWBERRYNET CJ

quinta-feira, 12 de maio de 2016

ANGÚ

O nome "angu" vem da palavra àgun do idioma africano fon da África Ocidental, onde a palavra se referia a uma papa de inhame sem tempero. A palavra também pode provir do ioruba a'ngu.  Vale observar, entretanto, que, a partir de 1498, os portugueses começaram a propagar o milho pela costa africana, começando na bacia do Congo. A palavra "angu" passou a ser usada no Brasil para papas feitas com farinha de mandioca ou de milho, as quais eram acompanhadas por miúdos de carne de vaca ou de porco. Com o tempo, a palavra "angu" passou a ser usada apenas para as papas feitas com fubá, enquanto as papas feitas de farinha de mandioca passaram a ser chamadas de pirão.

ANGÚ É UMA DELÍCIA !
ANGÚ MINEIRO
ANGÚ MINEIRO

Em Minas Gerais e Rio de Janeiro, o angu preparado apenas com o fubá de milho e água, sem a adição de sal, e com consistência mais firme, é conhecido como "angu mineiro".


Levado para a Europa pelos conquistadores da América, o milho acabou se incorporando a diversas culinárias da Europa, principalmente no norte da Itália, onde a polenta não pode faltar em nenhuma mesa. A imigração italiana trouxe, para o Brasil, a polenta, o fubá cozido na versão mais consistente do que o angu, que pode ser grelhado ou frito em pedaços.



ANGÚ FRITO
ANGÚ FRITO
RECEITA:
INGREDIENTE:
1 litro de água
6 a 8 colheres de fubá fino
1 colher de oleo
óleo suficiente para fritura ou utilize uma fritadeira elétrica sem óleo
sal  (opcional)

MODO DE FAZER:
Em uma panela coloque a água, a colher de óleo, as colheres de fubá e vai mexendo sem parar para não empelotar. Quando estiver borbulhando, tampe a panela, abaixo o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos ou até formar uma casca na lateral e no fundo da panela. Despeje em uma vasilha e deixe esfriar.
Depois de frio e bem firme, corte em tiras, passe na farinha de trigo e frite em óleo quente ou em fritadeira sem óleo. Se preferir, depois de frito; salpique um pouco de sal.
Pode servir com frango ao molho, frango com quiabo, ou outro refogado.

BOM APETITE !!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUGESTÕES, CRÍTICAS E OPINIÕES.