Blog de culinária, receitas diversas, com referência às propriedades e benefícios dos alimentos. Além disso, menções a outros temas como viagens, passeios, curiosidades. Mais páginas falando sobre ARTESANATO, SHOWS, MUSICAS, etc.

STRAWBERRYNET CJ

domingo, 20 de novembro de 2016

KIBE ASSADO A BRASILEIRA

TRIGUILHO É TUDO DE BOM 
quibe assado a brasileira
Quibe cru com carne e legumes
Muito utilizado em pratos da culinária árabe, o trigo para quibe, ou triguilho, é um ingrediente versátil e super nutritivo. “O triguilho é o grão de trigo que não cresceu. Assim, ele concentra todas as propriedades nutricionais do cereal integral”, diz Mariana Otani Casseb, nutricionista do Instituto do Coração, de São Paulo. A especialista explica que o farelo, a parte mais externa do grão, é fonte de nutrientes do complexo B. Já na parte intermediária, denominada endosperma, encontram-se o amido e diversas proteínas. No interior do grão, o gérmen concentra minerais como potássio, zinco, magnésio e selênio – e ainda é rico em vitamina E.

Por ser excelente fonte de fibras, o triguilho auxilia no bom funcionamento do intestino, prevenindo a prisão de ventre, “quando associado à ingestão adequada de água”, sublinha a nutricionista. As fibras trazem também a sensação de saciedade, auxiliando na manutenção e no controle do peso. O grão está associado ainda à prevenção e ao tratamento de doenças crônicas como o diabetes. “O amido presente no endosperma é um carboidrato complexo, portanto, absorvido lentamente pelo organismo. Isso evita picos ou quedas acentuadas nos níveis de glicose do sangue”, assegura Mariana Casseb. Como fonte de energia, poupa a queima de proteínas, favorecendo a manutenção da massa muscular. Já o selênio e a vitamina E possuem ação antioxidante e protegem o organismo contra a ação de radicais livres. “Juntos, eles combatem a oxidação de lipídios, protegendo contra doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer”, diz a nutricionista. Como se não bastassem suas mil utilidades nutritivas, o triguilho tem mais uma: é saboroso. Ingrediente de receitas clássicas como quibe e tabule, também vai bem em saladas, tortas, pães, recheios, e pode substituir o arroz em uma refeição. Se a ideia é preparar um lanche saudável, o grão é ótimo substituto ou complemento na receita de hambúrguer. No jantar, o quibe assado, acompanhado por uma salada de folhas verdes, é uma opção leve e nutritiva. “A associação do trigo com a carne moída agrega maior teor proteico à receita”, diz Mariana Casseb. Sem esquecer que dá para preparar o quibe em versão vegetariana: basta substituir a carne por grão-de-bico. ,

FONTE: http://www.trigoesaude.com.br/trigo/triguilho-tudo-de-bom.shtml

quibe para assar
quibe cru com carne e legumes
Eu adoro quibe de todas as maneira. Esta minha receita não é vegetariana; eu misturei carne moida com legumes. 
Vamos lá?
"Quibe Assado a brasileira" 
 recebeu este nome em razão das cores dos legumes (ervilha e milho).
INGREDIENTES:
1/2 kg de triguilho (trigo para kibe)
1/2 kg de carne moída (1ª qualidade)
1 maço de hortelã
1/2 maço de salsinha e cebolinha
tempero árabe a gosto ou tempero completo
sal a gosto
1 caixinha de ervilha e milho em conserva
1/2 sachê de azeitonas sem caroço (em rodelas)
3 colheres (sopa) de iogurte natural
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga 

MODO DE FAZER
Coloque o trigo em uma bacia ou tigela grande, lave bem e 3 águas e deixe de molho na geladeira por 24 horas.
No dia seguinte, escorra a água, peque punhados com as duas mãos e vá apertando bem para retirar toda a água e coloque em outro recipiente grande. Pique o hortelã, o cheiro verde bem miudinhos, pegue o tempero, o sal, um pouco de azeitonas e misture ao trigo exprimido. Junte metade da carne moída, misture e amasse com as mãos para incorporar bem todos os ingrediente; acrescente as 3 colheres de iogurte e misture tudo novamente com o auxílio de um garfo e reserve.
Pegue uma forma redonda ou retangular, distribua metade da massa (aperte para nivelar bem) distribua por cima a outra metade da carne moída, a ervilha com o milho em conserva, um pouco de azeitonas, polvilhe mais um pouco de tempero e cubra com o restante da massa. Nivele novamente, corte em pedaços (conforme queira), decore com as rodelinhas de azeitonas e distribua a margarina em pedacinhos por cima. Acenda o forno, coloque a forma, deixe assar por 40 minutos. Quando estiver dourado por cima, estará pronto.
Sirva com arroz, ou somente com uma salada verde.
kibe assado com carne moída e legumes

Bon apetit !
quibe assado com legumes

 Se gosta de kibe ou quibe como eu... compartilhe nas redes sociais.



FOTOS: By Conceição.


alimentos, receitas, doces, salgadas, pães, bolos, macarrão, verduras, viagens, passeios, lugares, fotos, musicas, shows, artesanatos, saúde, artistas, cultura, curiosidades, artes.

Um comentário:

SUGESTÕES, CRÍTICAS E OPINIÕES.